comprometido em seguir os rígidos protocolos de saúde definidos pelos órgãos responsáveis e a manutenção de um espaço de ensino que visa a segurança dos estudantes, o Colégio Criarte Anglo disponibiliza este manual que contém os protocolos sanitários a serem adotados por toda a comunidade escolar no momento de volta às aulas. Vale salientar que ainda não há data definida, pelas autoridades governamentais, para o retorno às aulas presenciais, porém acreditamos que antecipar as informações a todos, reforça o nosso compromisso com a transparência e a organização.
Prezados responsáveis,
O retorno às atividades escolares sob um novo modelo representa desafios sem precedentes à educação,sendo o primeiro de leso planejamentoorganizacional.Suafinalidadeégarantiraintegridadefísica,mental,psicológicaesocialdetodaacomunidadeescolar, paralelamenteaoaprimoramentoeàreorganizaçãodasestratégiasdeensino-aprendizagem.
Maisdoquenunca,temoscomopremissacolocaraspessoasnocentrodasdecisões.Oexercíciodasdimensõesdeumaeducação integraldequalidadeseráaindamaisnecessáriodaquiparafrente.
Muitasvidas-comsuastrajetórias,histórias,contextossociais,econômicos,familiaresereligiosos-vãoàescola.Alémdetodoo potencialquecarregam,agorahánovosdesafiosenovosaprendizados.Vamosvoltaràescolacomresponsabilidade,comsegurança, comféecommuitoamor!Lembramosqueograudeeficiênciadetodasasmedidasestádiretamenterelacionadoaocomprometimento eàparticipaçãodetodos.
Conheçacomonosorganizamosparaestenovomomento.Apreparaçãoestáalicerçadaemcincofrentes,cadaumadelascontempla seusrespectivosdesdobramentos.Nestematerial,vocêencontraumresumodasprincipaisiniciativaseaçõesadotadaspelaescola paraqueanovafasesejasegura,produtivaeatrativaaosalunos.Aspolíticaseprocedimentospedagógicoserespectivasorientações constarãoemmaterialespecífico.
Para maior eficiência da cobertura das demandas, as frentes de trabalho foram dividas da seguinte forma:
FRENTE1.Procedimentosdesaúdeecomportamento FRENTE2.Higiene,limpezaesuprimentos
FRENTE 3. Gestão de pessoas FRENTE 4. Comunicação
FRENTE 5. Transporte
FRENTE 6. Treinamentos
Para a elaboração deste protocolo, usamos como base as orientações dos marcos legais:
- Leinº9.394,de1996,deDiretrizeseBasesdaEducaçãoNacional;
- FuturaleidecorrentedaaprovaçãodeProjetodeLeideConversãodaMedidaProvisórianº934,de2020;
- Parecernº5,de2020,doConselhoNacionaldeEducação;
- Normasdesegurançasanitária;
- ProtocolosdesegurançaparaareaberturadasescolasemSãoPaulo:saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/protocolo- setorial-educacao-etapa-1.pdfesaopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/protocolo-setorial-educacao-etapa-2.pdf.
- OrientaçõesdaANVISA,dasSecretariasEstaduaisdaSaúdeeEducação.
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Índice
Frente1 4
Atendimento COVID-19
Protocolodeverificaçãodesaúde Acessoàsinstalaçõesdocolégio Objetoseitenspermitidos
Protocolosespecíficosparasalasdeaula,ambientesadministrativosebanheiros Protocolos relativos àalimentação
Principais sintomas daCOVID/19
Procedimentos Controles Classificação de área
Procedimentos Controles Classificação de área
Procedimentos Controles Classificação de área
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Procedimentos de saúde e comportamento
NÃO DEVE FREQUENTAR A ESCOLA O ESTUDANTE QUE:
- Apresente contraindicações que configurem risco à saúde.
- Tenha contato com afamília resououtraspessoasqueapresentemtestepositivodaCOVID-19.Oalunodevesemanterafastado porumperíodode14diaseaescoladevesercomunicada.
- ManifestesintomassuspeitosdeCOVID-19.
PRINCIPAIS SINTOMAS DA COVID -19
- Febre
- Tosseseca
- Cansaço
- Dores edesconfortos
- Dor degarganta
- Diarreia
- Conjuntivite
- Dor decabeça
- Perdadepaladarouolfato
- Erupçãocutâneaoudescoloraçãodosdedos das mãos ou dos pés
- Dificuldadederespiraroufaltadear
- Doroupressãonopeito
- Perdadefalaoumovimento
PROTOCOLO DE SAÚDE PARA ENTRADA NA ESCOLA
- Ousodemáscaraéobrigatório.Oeducandodeveportarduasmáscarassobressalentesparatrocas,acondicionadascadauma emumsacoplástico.
- Adistânciade1,5mdeumapessoaaoutradeveserobservada.
- ParacasodeeducandoidentificadocomqualquersintomadaCOVID-19naescola,oplanodecontingênciaparadetecçãode casossuspeitosseráacionado.Conheçaoprocedimento:
- Utilizaçãodaenfermariacomoespaçoreservado,pré-determinadoeexclusivoparaqueoeducandoaguardepelo responsável.
- Comunicaçãocomosresponsáveis.
- Emissãodedocumentodecomunicaçãoparaafamília.
- Enviodecomunicaçãoeorientaçãoparaosdemaiseducandosqueeventualmentetenhammantidocontatocomo educandoqueapresentesintomas
ACESSO ÀS INSTALAÇÕES DO COLÉGIO
POSTO 1 – PORTARIA
Triagemsobresintomas.Navigênciadeumoumaissintomas,osresponsáveisserãoinformadoseorientadosarealizarodiagnóstico. Nessecaso,oeducandonãodeverápermanecernaescola.
POSTO 2 – CHECAGEM DE TEMPERATURA
Aferição de temperatura na chegada e saída da instituição de ensino.
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POSTO 3 – HIGIENIZAÇÃO
- Lavagemdasmãoscomáguaesabãoouhigienizaçãocomálcoolgel70%.
- Passagempelostapetesdedescontaminação.
- Todososobjetosquecheguemàescola(dentrodasmochilas)devemserdevidamentehigienizadosanteseapóssua utilização naescola.
- Temporariamenteestarásuspensooportedeobjetosoubrinquedosquenãofaçampartedelistadeitenspermitidos.
- Itenspermitidos:
- Máscarassobressalentes,higienizadas,quedeverãopermaneceracondicionadasemsacoplásticoparaatrocaa cadaduasoutrêshoras(deacordocomofabricante),duranteoperíodoescolar;
- Squeezesparaáguaerecipientesdelanches(preferencialmentedescartáveis),
- Materialescolar;
- Paraaeducaçãoinfantil,trocaderoupaemsaquinhosplásticos.
ITENS NÃO PERMITIDOS:
Brinquedos,jogoseacessóriosquepossamsercompartilhadosentreosestudantes,taiscomopulseiras,anéis,tiaras,colares, relógiosdepulso,fones.
PROTOCOLOSESPECÍFICOSPARASALASDEAULA,AMBIENTESADMINISTRATIVOS E BANHEIROS
- Distanciamentoentremesasecarteirascomindicaçãodeuso.
- Sinalizadoresdedistâncianopiso,anteparosparaqueosusuáriosnãoseaproximemdebalcões,mesasetc.
- Todososambientescontarãocommaterialparahigienizaçãodasmãos(álcoolemgeletoalhasdescartáveis).
- Todososambientesaseremutilizadoscontamcomventilaçãonaturaleficiente.
- Nasaladeaulaetambémemambientesadministrativos,seráobservadoespaçamentodeacordocomasorientaçõesdas autoridades públicassanitárias.
- Protocoloexclusivoparabanheiros:
- Acapacidadedosbanheirossegueanormadeumapessoaparacada4metrosquadrados.
- Emintervalosentreaulas,nosquaispossaexistirfluxointenso,contaremoscomapresençadeumcolaboradornaportado banheiroparaocontroledeacessodeacordocomametragemdolocal.
- Nossanitários,colocamosindicaçãovisualparaqueatampadovasosejafechadaantesdoacionamentodadescarga.
- Intercalamosousodaspiasedosespelhosparamanterdistânciaseguraentreosusuários.
CRITÉRIOSPARAINTERDIÇÃOOUSUSPENSÃODEESPAÇOSEATIVIDADES.
- Espaçosquenãoapresentemmetragemsuficienteparaqueodistanciamentode1,5metropossasermantido.
- Atividadesquerequeiramcompartilhamentodeobjetosouinteraçãopróxima.
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PROTOCOLOS RELATIVOS À ALIMENTAÇÃO
- Higienizaçãoobrigatóriadasmãos.
- Limpezaintensificadanoslocaisdestinadosàalimentação.
- Sinalização dedistanciamento.
- Cadaestudantedevetrazerdecasaseulancheassimcomosqueezeougarrafadeágua,quenãodevemser compartilhados.
- Utilizaçãodeutensíliosdescartáveis.
- RecipientestrazidospelosESTUDANTESdevemseguirasnormasdehigienizaçãoantesdeseremenviadosàescolaeno retornodela.